VOLTAR

Floresta Nacional do Amapá realiza oficina sobre a cadeia produtiva do açai

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br
22 de Mar de 2012

Entre os dias 13 e 15 de março, os moradores envolvidos no Projeto do Açaí da Floresta Nacional do Amapá, unidade de conservação (UC) sob gestão do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), participaram da I Oficina "Cadeia Produtiva do Acaí: boas práticas de campo e coleta coletiva". Está oficina foi ministrada pela CA Consultorias com apoio da CI Brasil, Instituto Wallmart e USAID.

O objetivo é orientar e preparar os moradores do interior e entorno da UC para fazerem a coleta comunitária do açaí durante a safra de 2012 correspondente aos meses de março a julho. Os participantes receberam informações sobre a importância do uso sustentável dos recursos naturais na geração de ocupação e renda para as famílias envolvidas e orientações sobre a produção e coleta do açaí, também tiveram oportunidade de colocar na prática os conteúdos repassados durante a oficina.

Como resultados foram formados três grupos de coletores, dividindo as tarefas entre eles. A composição ficou definida em, peconheiro, debulhador/catador, manteiro,piloto,proeiro,carregador e vendedor. A finalidade da divisão desses grupos é facilitar a comercialização conjunta do excedente do açaí coletado. Os coletores assinaram juntamente com o ICMBio, na ocasião representado pelo o chefe da Floresta Nacional do Amapá, Érico Kauano, um Termo de Autorização de Uso que estabelece acordos morais sobre os procedimentos da coleta.

Os consultores visitaram agroindústrias processadoras de açaí localizadas no município de Santana, para levantamento da demanda de fruto e posterior formação de arranjos produtivos locais (APL). Também foram visitados, processadores artesanais na cidade de Macapá.

http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/20-geral/2677-flor…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.