VOLTAR

Fiscalização em Carajás apreende madeira sem licença e identifica garimpo ilegal

ICMBio - www.icmbio.gov.br
Autor: Carla Lisboa
22 de Set de 2009

Na madrugada de domingo (20), agentes de fiscalização do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) apreenderam um caminhão com 15 metros cúbicos de madeira, sem licença para transporte com destino a Parauapebas, Pará.

O caminhão foi apreendido quando os agentes retornavam de uma operação de fiscalização, realizada no entorno do Mosaico de Carajás, entre os dias 16 e 20, para detecção e monitoramento de focos de calor identificados pelo sistema do Ibama.

Durante a operação, eles apreenderam também 17 bananas de dinamite e material para garimpo, usado para extração de cobre por um grupo de garimpeiros no entorno da Floresta Nacional (Flona) de Itacaiúnas, localizada nas proximidades do município de São Félix do Xingu.

A operação, organizada com o objetivo de detectar focos de incêndio na floresta amazônica, identificou os focos de calor em áreas de assentamento e em posses da região. Três agentes do Instituto Chico Mendes e três guardas florestais da Vale participaram das ações e aplicaram mais de R$ 11 mil reais em multas. Segundo o chefe da Flona de Itacaiúnas, Edilson Esteves, o valor será elevado nos próximos dias, após o atendimento das notificações.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.