VOLTAR

Fireso vai potencializar trabalho com grupos indígenas

Fireso - http://www.fiec.org.br
13 de Jan de 2014

O Instituto FIEC de Responsabilidade Social (FIRESO) executará nos próximos doze meses o projeto Potencialização e Desenvolvimento dos Grupos Produtivos das Comunidades Indígenas do Ceará, por meio de patrocínio do Conselho Nacional do SESI. A ideia é fortalecer os grupos produtivos de artesanato indígena e a qualificação dos artesãos mediante oficinas de aprimoramento técnico e de negócios, possibilitando uma melhoria na qualidade do produto, na organicidade e na autonomia dos grupos produtivos, vislumbrando um aumento da renda, além de manter acesa as tradições culturais das etnias indígenas.

Serão realizadas 19 oficinas e a previsão é capacitar 380 indígenas em diversos cursos, tais como Pintura Criativa (Toá), Tratamento de Sementes, Gestão de Negócios e Artesanato de Palha, contemplando as etnias Tremembé, Tapeba, Tapera, Pitaguary, Kanindé, Tabajara e Jenipapo Kanindé, nos municípios de Itapipoca, Itarema, Aratuba, Pacatuba, Caucaia, Aquiraz, Acaraú e Poranga.

A pertinência de realizar um trabalho com o foco na qualificação e no resgate das tradições culturais é motivada pelo benefício de contribuir em conjunto com as organizações indígenas na preservação da identidade, da memória e do patrimônio artístico dos povos indígenas do Ceará.

O material que resulta dos cursos é vendido na Loja Indígena Toré, Torém, localizada na Ceart.

Mais informações,

Fireso: (85) 3421.5845

http://www.fiec.org.br/portalv2/sites/fiec-onlinev2/home.php?st=exibeCo…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.