VOLTAR

Fim de bolero

O ECO - www.oeco.com.br
09 de Mar de 2010

Conforme o Ministério Público Federal (MPF), o Bar e Restaurante Meu Paraíso, em Fernando de Noronha, será fechado. Isso porque o Tribunal Regional Federal manteve sentença da justiça federal em Pernambuco que determinava a demolição do estabelecimento, também conhecido como Bar do Boldró, onde todas as tardes se podia acompanhar o pôr-do-sol embalado pelo Bolero de Ravel.

Uma ação civil pública contra o empreendimento havia sido ajuizada pelo próprio MPF durante a operação Arquipélago, pois o bar fica em área de proteção da vida silvestre da APA de Fernando de Noronha, onde desovam tartarugas marinhas. O estabelecimento passou por reformas e ampliação sem licenciamento ambiental, impede a regeneração natural da área ocupada e lança esgotos no local. Além disso, também apontou o MPF, qualquer atividade que traga emissão de luz e ruídos pode prejudicar a desova das tartarugas.

Na ação, o órgão destacou que seu "objetivo não é impedir o desenvolvimento de Fernando de Noronha, e sim evitar a agressão ao meio ambiente, tendo em vista que a atração turística do arquipélago consiste, justamente, na sua beleza natural, fruto da preservação ambiental do local".

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.