VOLTAR

Filhos de Apoena ameaçam invadir terras de reserva

Jornal do Brasil (Rio de Janeiro-RJ)
05 de Jan de 1979

Uarodi e Surupredu, filhos de Apoena, antigo cacique xavante, afirmaram que pretendem expulsar os fazendeiros de suas terras, com, ou sem, a ajuda da Funai.

As terras em questão foram alvo de negociação, na qual fazendeiros e indígenas acordaram trocar parte da Terra Indígena por gado e caminhonetes.

O sertanista Apoena Meirelles afirmou que o trato firmado é ilegal, pois, segundo o Estatuto do Índio, os índios são tutelados e considerados incapazes e as terras indígenas não podem ser objeto de qualquer negócio jurídico que seu uso pela comunidade indígena.

Já Surupredu afirmou que os índios aceitaram as cabeças de gado e caminhonetes como presente, e não em troca das terras.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.