VOLTAR

Festa do Índio de Bertioga é cancelada por conta da crise econômica e do zika

A Tribuna
01 de Abr de 2016

O tradicional Festival Nacional da Cultura e Esporte Indígena não será realizado este ano pela Prefeitura de Bertioga. Segundo a Administração Municipal, a "medida foi adotada em virtude do contingenciamento de despesas" e também devido à incidência do zika vírus em várias regiões do País.

É a terceira vez que isso acontece. Em 2010, também foi por conta do Aedes aegypti, e há dois anos para contenção de custos, com base na então iminência da retomada dos debates, no Supremo Tribunal Federal (STF), da Lei 12.734/12 - que trata da redistribuição dos royalties do petróleo.

Embora a situação esteja indefinida até hoje no campo jurídico, os repasses provenientes dos royalties realmente diminuíram, como mostrou reportagem publicada no último dia 28 em A Tribuna. Bertioga foi a cidade que mais perdeu na Baixada: somente no primeiro bimestre deste ano, a queda foi de 23% (R$ 1,7 milhão) em comparação com o mesmo período de 2015, devido à queda do preço do barril de petróleo no mercado internacional.

Em substituição ao festival indígena, a Administração Municipal estuda a realização de ações educativas em abril envolvendo a comunidade. A programação ainda está sendo definida, mas a Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Cultura adianta que a ideia é envolver alunos das escolas municipais e também os índios da Aldeia Rio Silveira - cujo território fica entre Bertioga e São Sebastião e abriga aproximadamente 500 pessoas.

A decisão de alterar os moldes das comemorações foi tomada após recente reunião intersecretarial e "se deve, principalmente, às medidas de contingenciamento que já vêm sendo adotadas pela municipalidade desde agosto do ano passado, que consideram a crise financeira do País".

Dificuldade

As celebrações demandam gastos em transporte, acomodações, alimentação e infraestrutura para os dias do evento. Custos estes que só no ano passado representaram R$ 850 mil aos cofres públicos municipais.

A festa atraiu um público estimado em aproximadamente 100 mil pessoas durante os três dias de evento, dentre os quais 400 índios de cinco etnias: Kayapó, Paresi halíti, Pataxó, Karajá e Bororo, além dos anfitriões Guarani. Um fórum discutiu, em âmbito nacional, a realização da 1ª edição dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas (JMI), que aconteceu em setembro em Palmas (TO).

http://www.atribuna.com.br/noticias/noticias-detalhe/bertioga/festa-do-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.