VOLTAR

Federação indígena quer atrair turistas para aventura no Alto Rio Negro

Amazonas atual https://amazonasatual.com.br/
25 de Fev de 2019

Líderes de povos indígenas do Alto Rio Negro, no Amazonas, querem atrair turistas para suas terras. A intenção é oferecer ao homem branco o que as terras indígenas na Amazônia têm de melhor: trilhas na floresta, pescaria esportiva, montanhas, rituais e passeios em rios com cachoeiras deslumbrantes.

O circuito é coordenado pelos próprios indígenas. A ideia é aumentar o fluxo de visitantes para ampliar o negócio nas aldeias. "O que a gente quer, acima de tudo, é ter essas iniciativas com diversas escolhas para que você possa frequentar. As organizações indígenas de base têm praticamente contribuído com a gestão ambiental e territorial", disse Marivelton Barroso, da Foirn (Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro).

"Temos o turismo de base comunitária no Rio Marié, próximo a São Gabriel de Cachoeira; as Serras Guerreiras de Tapuruquara, próximas a Santa Izabel do Rio Negro, onde você pode desfrutar por caminhar nas trilhas, subir as serras e também, muito próximo dali, no Jurubaixi e Inuixi, o turismo de base comunitária nos moldes do Rio Marié, com pesque e solte. Então, cada uma tem sua especificidade", disse o líder indígena.

Marivelton não soube mensurar o potencial econômica na atividade na região, mas estima que o turismo ecológico na área é muito atrativo. Ele apresentou um projeto de incremento da atividade à Amazonastur (Empresa Estadual de Turismo do Amazonas) para tentar transformar em projeto de política econômica para o Estado.

https://amazonasatual.com.br/federacao-indigena-quer-atrair-turistas-pa…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.