VOLTAR

Faissal cobra regulamentação da legislação das brigadas de incêndio

Assembléia Legislativa do Estado de Mato Grosso - https://www.al.mt.gov.br/
Autor: CAROLINA COUTINHO / Gabinete do deputado Faissal
07 de Out de 2020

Requerimento solicita informações do disposto na Lei 10.402/2016.

O deputado estadual Faissal Calil (PV) encaminhou o Requerimento no 550/2020, ao governador Mauro Mendes (DEM), e ao secretário de Estado de Segurança Pública (SESP), Alexandre Bustamante, cobrando informações sobre a regulamentação do disposto da Lei no 10.402/2016, especialmente no que diz respeito às brigadas de incêndio.

A referida Lei dispõe sobre segurança contra incêndio e pânico no Estado de Mato Grosso e encontra-se pendente de regulamentação e amparo normativo detalhado. O planejamento da brigada de incêndio visa atender às disposições legais, em relação às exigências que levam, em conta, o mínimo indispensável para os meios de prevenção contra emergências, dotando seus componentes dos conhecimentos necessários e indispensáveis, bem como, do uso e conhecimentos, de todos os materiais empregados para esse fim.

"A causa da tragédia não está simplesmente na ponta de cigarro lançada sobre a vegetação, e sim, na falta de uma política preventiva, que trilha por caminhos desde a formação de uma Brigada de Incêndio operacional, como melhor meio e o vetor para se evitar uma tragédia provocada por um incêndio", explica Faissal.

Segundo o parlamentar, a regulamentação das brigas de incêndio é competência do chefe do Poder Executivo, a quem cabe estabelecer as diretrizes de planejamento, coordenação e comando.

https://www.al.mt.gov.br/midia/texto/faissal-requer-regulamentacao-da-l…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.