VOLTAR

Exposição itinerante discute cultura indígena, afro e pantaneira

Olhar Direto - http://www.olhardireto.com.br/
12 de Mai de 2014

A exposição itinerante "Patrimônio Imaterial Mato-Grossense" começa nesta segunda (12) no Museu do Morro da Caixa D'água Velha. Com a curadoria dos professores Heloisa Ariano, Denilton Gaio e Thereza Presotti, da UFMT, a exposição vai mostrar a cultura de Mato Grosso por meio das danças, festivais, rituais, artesanato, dentre outros.

Leia mais: Exposição conta a história da comunicação Mato-Grossense

No primeiro dia (12/05), a palestra de abertura será às 19hs, com a professora - que também é coordenadora do evento - Thereza Presotti. Os outros dias serão divididos em três categorias, sendo elas o "Patrimônio Imaterial Afro-Matogrossense", o "Patrimônio Imaterial Indígena" e o "Patrimônio Imaterial das Comunidades Ribeirinhas".

Na terça (13), uma mesa redonda discutirá os chorados, a dança do congo e a Festa de São Benedito.
Quarta (14), a segunda mesa redonda trará à tona os costumes indígenas, destacando os cestos Nambikuara, as redes de algodão das mulheres Kura-Bakairi e o Ritual de Corrida de Tora de Buriti dos Xavante.

No último dia, quinta-feira (15), a canoa pantaneira, a casa tradicional em paisagens ribeirinhas, e as aves nos saberes de ribeirinhos pantaneiros serão os temas da terceira mesa redonda.

Os participantes receberão certificado de 20 horas, e as inscrições devem ser feitas por email (expoimat@gmail.com). São 30 vagas disponíveis.

Serviço

Expoimat - Exposição Itinerante: Patrimônio Imaterial Mato-Grossense
Local: Museu do Morro da Caixa D'Água Velha
Quando: 12 a 15 de maio, às 19hs.
Inscrições: expoimat@gmail.com ;
Informações: Facebook: Expoimat UFMT; (65) 36158475 - Ramais 209 e 210

http://www.olhardireto.com.br/conceito/noticias/exibir.asp?noticia=Expo…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.