VOLTAR

Estudantes indígenas são contemplados com ações do programa Mais Educação

Folha de Boa Vista - http://www.folhabv.com.br
08 de Out de 2013

Em todo o Estado, 72 instituições de ensino desenvolvem ações do Programa Mais Educação.

Em Roraima, 13 instituições indígenas estão sendo contempladas com recursos do Programa Mais Educação, uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), com o intuito de ampliar a permanência do aluno na escola por meio de atividades alternativas.

No Programa Mais Educação, os estudantes retornam à escola em horário oposto para participar de diversas atividades esportivas, culturais e pedagógicas. Porém, nas instituições indígenas, os alunos ficam direto na escola. É servido almoço e logo em seguida, é dado início às ações.

Entre as atividades desenvolvidas nas instituições indígenas estão: teatro, futebol, danças regionais, artesanato, canteiro sustentável com o plantio de horta, além de estudos da língua materna da comunidade.

As escolas indígenas contempladas com o programa são: Apolinário Gimenez (Amajarí), Rosa Nascimento (Boa Vista Rural), Tuxaua Pedro Terêncio e Tuxaua Otávio Manduca (Bonfim), Sizenando Diniz, Ednilson Lima Cavalcante e Tuxaua Luiz Cadete (Cantá).

E ainda Wai Wai (Caroebe), Júlio Pereira, Dom Lourencio Zoller, Tuxaua Lauro Melquior e São Sebastião Caila (Uiramutã). No total, são contemplados 1.177 estudantes.

"O Mais Educação implantado nas escolas indígenas é algo novo e desafiador. Vemos a força de vontade dos gestores em executar as ações apesar das dificuldades, pois temos escolas de difícil acesso onde só é possível chegar de barco ou de avião e o programa acontece por lá", enfatizou Silvane Maciel, coordenadora do Mais Educação no Estado.

Para a secretária Estadual de Educação e Desportos, Lenir Rodrigues, as escolas indígenas contempladas pelos recursos do Mais Educação terão, em um breve espaço de tempo, melhorias consideráveis nos indicadores educacionais, uma vez que os alunos são estimulados a estudarem mais e desenvolverem atividades culturais, esportivas e de cidadania.

MAIS EDUCAÇÃO

É um Programa do Governo Federal, que busca aumentar a oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades optativas, no intuito de melhorar o ambiente escolar e estimular o aluno a participar de atividades educacionais diferenciadas, ampliando a jornada escolar.

É coordenado pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad/MEC), em parceria com a Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC) e com as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação. Sua operacionalização é feita por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

As ações ocorrem no horário oposto em que o aluno estuda, por monitores voluntários que recebem uma bolsa do MEC. A permanência no contra-turno escolar é de 3 horas e os alunos também recebem lanche.

As atividades são ofertadas nas áreas do meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica, buscando fomentar atividades para melhorar o ambiente escolar.

Em Roraima, atualmente, 9.750 alunos de 59 escolas são beneficiados com as ações do Mais Educação, sendo 30 instituições da Capital e 29 do interior. As principais atividades desenvolvidas são Letramento, Matemática, Agenda 21, Com-Vidas, canto coral, futebol, futsal, danças, teatro, pintura, desenho e karatê.

Algumas unidades de ensino já ofertam a modalidade Mais Educação Integral, na qual os alunos vão pela manhã para a escola, almoçam na instituição e permanecem para participar das atividades do programa. Esta atividade integral ocorre duas vezes por semana e as escolas que a promovem na Capital são: Princesa Isabel, 13 de Setembro e Carlos Drummond de Andrade.

http://www.folhabv.com.br/noticia.php?id=159713

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.