VOLTAR

ESEC De Murici prepara plano de manejo

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br
25 de jul de 2012

A Estação Ecológica (Esec) de Murici, em Alagoas, acaba de realizar reuniões para a elaboração do Plano de Manejo. A equipe do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em parceria com a Associação para a Proteção da Mata Atlântica do Nordeste (Amane), organizou e coordenou os encontros abertos à comunidade em dois assentamentos rurais. Participaram ainda membros do conselho consultivo e três prefeituras municipais.

Nos quatro dias de reunião (16 a 19 de julho), foram dados esclarecimentos sobre o Plano de Manejo, os resultados do diagnóstico e as atividades desenvolvidas até o momento. Também foram aplicadas ferramentas participativas como a construção do mapa situacional da Estação Ecológica para colher informações, registrar a percepção dos participantes referente a questão ambiental e contexto social no qual a unidade está inserida. Nas reuniões com as prefeituras, as discussões tiveram o objetivo de identificar projetos comuns e possibilidade de parcerias.

Plano de Manejo

O Plano de Manejo da Esec de Murici está sendo elaborado pela Amane, como resultado de Termo de Cooperação firmado com o ICMBio em 2008. A Amane é uma Oscip (Organização Social de Interesse Público). Os trabalhos tiveram início em 2009 com levantamento, análise e sistematização existente sobre a Esec e seu entorno. O estudo foi consolidado no diagnóstico da unidade que incluiu, ainda, material audiovisual, fotografias, filmagens e outros, identificando a possibilidade de aplicação dos resultados no manejo da Estação.

Foi elaborada também a base cartográfica da unidade e da região do entorno, bem como os mapas temáticos (geologia, solos, geomorfologia, vegetação) sobre a área da Estação Ecológica de Murici a partir da atualização dos dados já existentes, em ambiente de Sistema de Informação Geográfica (SIG), por meio da interpretação das fotos aéreas e imagens de satélite.

As próximas atividades na elaboração do Plano de Manejo já estão agendadas para o mês de novembro onde serão realizadas a Oficina de Planejamento Participativo (OPP) e a Oficina com Pesquisadores (OP) atuantes na Esec. A previsão de conclusão dos trabalhos e a publicação do Plano de Manejo da Esec de Murici ocorra no próximo ano.

http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/20-geral/3160-esec…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.