VOLTAR

'Escárnio', diz deputada indígena sobre comissão composta por bolsonaristas para monitorar o povo yanomami

O Globo - https://oglobo.globo.com/
17 de Mai de 2024

'Escárnio', diz deputada indígena sobre comissão composta por bolsonaristas para monitorar o povo yanomami
Criação da comissão foi obstruída pelo PL, partido de Bolsonaro, em 2023

Bela Megale

17/05/2024

A deputada federal indígena Célia Xakriabá (PSOL-MG) reagiu à criação de uma comissão externa para monitorar a crise humanitária do povo Yanomami composta apenas por parlamentares da extrema direita.

- É um escárnio que o presidente da Câmara, Arthur Lira, autorize a criação de uma comissão externa composta apenas por bolsonaristas para investigar a situação dos Yanomami - diz.

Os deputados que integram o colegiado votaram a favor do Marco Temporal, tese que afirma que o indígena só tem direito a terra se comprovar que estava sobre aquele território na data da promulgação da Constituição Federal de 1988.

- Depois de 468 dias, ele (Arthur Lira) vem instalar a comissão Yanomami, que foi a primeira ação do nosso mandato, na posse de Lula. Fui a primeira parlamentar a ir ao território Yanomami no ano passado para acompanhar de perto a gravíssima crise enfrentada por aquele povo, causada pelo aumento de 54% do garimpo ilegal em suas terras e pelo genocídio incentivado pelo governo de Bolsonaro - criticou a deputada.

A deputada relata que, em fevereiro de 2023, a criação da comissão entrou na pauta da Câmara, mas o debate foi obstruído pelo PL, partido de metade dos membros da atual comissão instalada por Lira.

A comissão é coordenada pela deputada Coronel Fernanda (PL-MT) e terá como integrantes os deputados Abilio Brunini (PL-MT), Capitão Alberto Neto (PL-AM), Coronel Assis (União-MT), Coronel Chrisóstomo (PL-RO), Cristiane Lopes (União-RO), Dr. Fernando Máximo (União-RO), Gabriel Mota (Republicanos-RR), Gisela Simona (União-MT), José Medeiros (PL-MT), Lucio Mosquini (MDB-RO), Nicoletti (União-RR), Pastor Diniz (União-RR), Silvia Cristina (PL-RO) e Silvia Waiãpi (PL-AP).

https://oglobo.globo.com/blogs/bela-megale/post/2024/05/escarnio-diz-de…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.