VOLTAR

Entidade denuncia novos ataques a indígenas Guarani e Kaiowá em MS

Primeira Página - https://primeirapagina.com.br
Autor: Renata Fontoura
17 de Dez de 2023

Segundo o Cimi (Conselho Indigenista Missionário) os ataques aconteceram após retomada na fazenda Cachoeira, em Iguatemi
Por: Renata Fontoura

2 min de leitura

17/12/2023 10:47 Atualizada em 17/12/2023 15:32

Um grupo de indígenas Guarani e Kaiowá, de Pyelito Kue/Mbaraka'y, denunciam ataques de seguranças armados na tarde de sábado (16) após uma retomada realizada na fazenda Cachoeira, em Iguatemi, município a 394 km de Campo Grande.

Conforme divulgado pelo Cimi (), as lideranças foram atacadas por volta das 15h30.

Na madrugada de sábado, os indígenas da comunidade ocuparam uma pequena área de mata no interior da fazenda, que possui mais de 2 mil hectares. Ainda conforme o Cimi, a área fica totalmente sobreposta à TI (Terra Indígena) Iguatemipegua I, nome oficial do território que compreende os tekoha Pyelito Kue e Mbaraka'y.

"A área de mata ocupada por cerca de 30 indígenas, entre homens, mulheres e crianças, é chamada pelos Guarani e Kaiowá de 'Tororõ' e corresponde a uma pequena área da fazenda. É uma das poucas áreas do território que não foi desmatada pelos fazendeiros e coberta por pastagens", afirmam.

Os indígenas pedem apoio e a presença de autoridades federais na região, "pois não confiam nas forças de segurança locais, em especial o DOF (Departamento de Operações de Fronteira)".

A Polícia Federal acompanha de perto o caso e mantém sob vigilância todas as aldeias da região. As Defensorias Públicas da União e de Mato Grosso do Sul, assim como o MPF (Ministério Público Federal) e Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas) já foram acionados.

Até o momento, não há informações sobre feridos e nem se os ataques cessaram.

https://primeirapagina.com.br/seguranca/indigenas-guarani-e-kaiowa-de-p…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.