O Globo - https://oglobo.globo.com/
05 de Ago de 2024
Entidade denuncia escalada de violência a indígenas Guarani e Kaiowá do MS
Naiara Trindade
05/08/2024
Por meio de uma representação enviada à Comissão Interamericana de Direitos Humanos, a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil, Apib, denunciou um aumento de violência contra os indígenas Guarani e Kaiowá do Mato Grosso do Sul após a promulgação do marco temporal para a demarcação de terras indígenas, que estabelece que os povos indígenas têm direito apenas às terras que ocupavam antes da Constituição de 1988.
Na representação, assinada pelos advogados Mauricio Terena e Victor Hugo Streit Vieira, há relatos e fotos de indígenas baleados. A defesa denuncia que indígenas ficaram expostos a ataques de pistoleiros, fazendeiros e agentes corruptos das forças de segurança pública após a mudança na legislação.
A entidade denunciar que entre os meses de junho e julho deste ano, houve uma "intensa e violenta frente de ataque, com conflitos envolvendo fazendeiros". Diz o texto:
"Na tarde de 14 de julho, ainda sob o cenário de ataques, um indígena foi baleado na perna dentro do Tekoha Guayrakamby", outra retomada da mesma terra indígena informada. Além dele, uma liderança religiosa sofreu violência nos braços e pernas e outros indígenas ficaram feridos."
Segundo a entidade, os ataques continuaram nos dias seguintes. E, em razão de protegê-los, a Apib recorreu à Comissão Interamericana de Direitos Humanos.
https://oglobo.globo.com/blogs/lauro-jardim/post/2024/08/entidade-denun…
As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.