VOLTAR

Energia a preço de banana

O Globo, Ciência, p. 40
28 de Ago de 2004

Energia a preço de banana
Australianos inventam forma de usar a fruta para gerar eletricidade

SIDNEY. Engenheiros australianos criaram um gerador de eletricidade movido por bananas em decomposição e esperam, agora, construir uma usina movida pela fruta com capacidade para abastecer 500 casas. Atualmente, grande parte da produção australiana de banana é jogada fora quando a fruta é muito pequena ou está danificada. O principal objetivo dos especialistas é dar um uso comercial às bananas descartadas.
O professor de engenharia Bill Clarke, da Universidade de Queensland, disse que começou a desenvolver a incomum idéia quando representantes do Conselho Australiano de Plantadores de Banana o procuraram em busca de uma utilidade para a montanha de frutas desperdiçadas.
- Em Queensland, bananas são abundantes e podem ser uma importante fonte de energia renovável - disse Clarke.
De acordo com dados dos produtores, um terço da produção de bananas de Queensland - que chega a 20 mil toneladas por ano - não chega ao público. Normalmente, são simplesmente deixadas no solo para apodrecer.
Para gerar energia a partir das bananas descartadas pela indústria, Clarke as deixou se decompondo em tonéis fechados e usou o metano produzido pelo apodrecimento das frutas para mover uma turbina elétrica.
O engenheiro busca agora determinar se a energia das bananas é comercialmente viável. Se for, os produtores pretendem construir uma usina inteiramente movida pela fruta.

O Globo, 28/08/2004, Ciência, p. 40

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.