VOLTAR

Energia

FSP, Painel dos Leitores, p. A3
Autor: ROSA, Luiz Pinguelli
19 de Fev de 2009

Energia

"Sobre o artigo de Roberto Smeraldi de 11/2 ("Almoços de graça saem caros", "Tendências/Debates'), gostaria de comentar que, segundo estudos experimentais publicados, não é correto afirmar que muitas hidrelétricas brasileiras emitem mais gases de efeito estufa do que uma termelétrica a combustível fóssil.
Balbina, que foi estudada em 2000 numa tese de doutorado da Coppe, é uma exceção.
A Coppe já fez medições em 20 hidrelétricas, desde Tucuruí e Balbina a Itaipu. Embora hidrelétricas com baixa densidade de potência (watts por m2) contribuam mais para o aquecimento global do que uma termelétrica a gás natural, 97% da capacidade instalada de usinas estudadas, incluindo Tucuruí, as emissões de metano, com estimativa de "degassing", contribuem muito menos, em alguns casos com um centésimo do que uma termelétrica contribui."

Luiz Pinguelli Rosa , diretor da Coppe-UFRJ (Rio de Janeiro, RJ)

FSP, 19/02/2009, Painel dos Leitores, p. A3

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.