VOLTAR

Encontro reúne 101 pesquisadores no parque nacional da Tijuca

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/
Autor: Julia Barroso
01 de Set de 2014

Pesquisadores se reuniram no fim do mês de agosto para discutir as prioridades do Parque Nacional da Tijuca (RJ). O tema do V encontro, promovido na futura sede da Unidade de Conservação (UC), no espaço Paineiras, abordou o tema "Como manejar uma floresta na metrópole?". Ao todo, 101 pesquisadores de diversas instituições estiveram presentes.

O encontro promoveu o intercâmbio de conhecimento e integrou diferentes grupos de pesquisa que atuam no Parque. O chefe da UC, Ernesto Viveiros de Castro, abriu o evento apresentando números do crescimento da pesquisa no Parque nos últimos anos. Em seguida, ele destacou a estrutura e os serviços de apoio à pesquisa que a UC oferece, como a Casa do Pesquisador, o auditório, a biblioteca e os monitores ambientais.

Na ocasião, também foram apresentados os resultados preliminares da pesquisa de satisfação realizada com os pesquisadores para aprimorar a estrutura. "A proposta é promover o intercâmbio entre os pesquisadores e estreitar o contato da comunidade científica com a gestão. Queremos que os pesquisadores entendam as necessidades de manejo e gerem conhecimento que nos auxilie na tomada de decisão", afirmou Viveiros.

Fizeram parte da programação palestras, sessão de painéis e uma oficina para os participantes discutirem sobre as pesquisas prioritárias para o manejo do Parque Nacional da Tijuca. Também foram abordados temas como processos erosivos no Maciço da Tijuca, reintrodução da fauna na UC e o Guia de Campo da unidade, produzido para estimular professores da educação básica a usarem o Parque como espaço pedagógico.

Temas envolvendo a avaliação de serviços turísticos, ecologia de estradas, interação vegetação-atmosfera, inclusão social também foram apresentados nos trabalhos de profissionais da UFRJ, UERJ, Veiga de Almeida, UFRRJ, UNIRIO, Jardim Botânico, PUC-RJ e SAVE-Brasil. A analista ambiental do ICMBio Katyucha von Kossel, responsável pelo Setor de Pesquisa da UC, destacou a história e a importância de encontros como esse. "Tivemos o primeiro encontro em 1984 e o último em 2011. A proposta agora é que os encontros sejam anuais. Eventos como esse estimulam novos projetos e esperamos que a pesquisa no Parque cresça ainda mais", afirmou Katyucha.

Homenagem

Outro momento especial aconteceu quando os participantes plantaram dois jequitibás na trilha Paineiras x Corcovado, em homenagem a grandes defensores das causas ambientais: o Prof. Evaristo de Castro Jr, do departamento de Geografia da UFRJ, que faleceu dia 17 de agosto, e o Almirante Ibsen Câmara, pioneiro do ambientalismo brasileiro, morto no dia 31 de julho de 2014. A confraternização de encerramento teve como cenário a vista da cidade do Rio de Janeiro, do alto do morro do Corcovado.

http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4958-encontro-reun…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.