VOLTAR

Encontro no município de Jutaí (AM) fortalece o movimento indígena na região

A Crítica (AM) - http://acritica.uol.com.br/
15 de Set de 2011

Durante o evento foi apresentado um plano de vida, construído coletivamente entre as aldeias.

Os índios Katukina do Rio Biá apresentaram em um encontro realizado no município de Jutaí (distante 750 quilômetros de Manaus) um etnomapeamento da região. Eles são os únicos do município com um Plano de Gestão Territorial, que expõe acordos internos entre as aldeias para a gestão dos recursos naturais da Terra Indígena do rio Biá e suas mais importantes necessidades para compor uma agenda de negociações com parceiros, governamentais ou não.

Reunidos em Jutaí, eles atraíram a atenção de autoridades e parceiros locais, como extrativistas das unidades de conservação do entorno, que demonstraram bastante interesse em colaborar com as propostas dos indígenas para a gestão e comercialização de recursos. "A Associação dos Extrativistas da Resex do Rio Jutaí (Asproju) vai fazer o que estiver ao nosso alcance para escoar e apoiar a produção dos Katukina e outros povos indígenas", declarou Francisco da Cruz Freitas Nunes, presidente da Asproju.

Segundo Nunes, produtos indígenas como vassoura de cipó-titica, óleo de copaíba e de andiroba representam hoje a maior parte do volume comercializado pela associação. "Nos últimos 4 meses, comercializamos 2.400 vassouras Katukina. Antes, o máximo que conseguíamos eram 400 por ano", completou.

No encontro regional que oportunizou a apresentação do documento Katukina, a COPIJU também divulgou seu Plano de Vida, construído coletivamente entre as aldeias. "Estamos, através deste documento, pedindo apoio para que tenhamos a nossa qualidade de vida", disse o tuxaua Kokama da aldeia Inglaterra, na Terra Indígena Estrela da Paz. "Este é o diagnóstico sobre o que vocês querem do futuro. Vocês escreveram isso. É um documento para negociar, pedir comprometimento. Todos sabemos que nada no movimento indígena vem fácil. Mas mais difícil é ficar sem saúde, educação e terra", falou Mirella Poccia, coordenadora de Promoção de Direitos Indígenas do Projeto Aldeias.

http://acritica.uol.com.br/amazonia/Amazonia-Amazonas-Manaus-Encontro-J…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.