VOLTAR

Encapuzados cercam índio e fazem ameaça de morte a líder

Campo Grande News - http://www.campogrande.news.com.br/canais/view/?canal=8&id=261917
Autor: Edivaldo Bitencourt
07 de Ago de 2009

Quatro homens encapuzados cercaram um motociclista, que ia da cidade de Caarapó para a reserva indígena, e reforçaram as ameaças de morte contra o vereador e liderança indígena, Otoniel Ricardo, 35 anos e do PT.

Ele pretende registrar boletim de ocorrência na Polícia Federal nas próximas horas, após não conseguir fazer o comunicado nas polícias Civil e Militar do município.

A ameaça, que pode estar ligada à demarcação de novas áreas indígenas em Mato Grosso do Sul, foi feita ao sobrinho e no dia do aniversário de Ricardo. "Estou me sentindo ameaçado, apesar de não ter inimigo nem magoado ninguém", afirmou o vereador, por telefone, após deixar a delegacia de Caarapó.

Os quatro homens encapuzados estavam numa caminhonete, pararam o sobrinho do vereador, que estava em uma motocicleta, quando ele se dirigia para a aldeia. Eles perguntaram pelo parlamentar, onde moravam e anunciaram que irão acertar contas com ele.

Telefones - O bloqueio numa estrada vicinal foi o ápice de ameaças já feitas por telefone. Entre os dias 13 e 18 do mês passado, homens ligaram para o telefone celular do parlamentar e o alertaram de que o estavam seguindo, conheciam seus deslocamentos e o advertiram para saber o que estava fazendo.

Caarapó tem uma área em litígio, a Aldeia Guyroca, segundo o parlamentar, o que pode estar motivando as ameaças. Otoniel Ricardo reside em uma aldeia sem conflito com produtores, mas apóia os índios em outros locais de Caarapó e do Estado.

Mato Grosso do Sul tem histórico de matar lideranças indígenas, como foi o caso de Marçal de Souza, que ficou famoso ao ser recebido pelo Papa João Paulo II, e o cacique Marcos Veron, na região sul do Estado.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.