VOLTAR

Em mapa do governo, é alta a preservação dos biomas

OESP, Vida, p. A26
21 de Dez de 2006

Em mapa do governo, é alta a preservação dos biomas

Cristina Amorim

O Ministério do Meio Ambiente divulgou ontem dados do primeiro mapa detalhado dos biomas brasileiros. O material completo será apresentado no próximo ano, mas índices de remanescentes foram anunciados.

Segundo o governo federal, a melhor conservação é vista no Pantanal - 88,7% preservado. Em seguida vem Amazônia (85%), caatinga (62,6%), cerrado (61,1%), campos sulinos (41,3%) e mata atlântica (27,44%). Este mapa se complementa a outro, apresentado na mesma reunião da Comissão Nacional de Biodiversidade (Conabio), de áreas prioritárias para a conservação.

As taxas de preservação apresentadas pelo ministério diferem de outras análises feitas por grupos independentes. Um atlas de remanescentes divulgado pela ONG SOS Mata Atlântica neste mês indica que existe apenas 6,98% do bioma em oito Estados. Segundo a coordenadora do atlas, Marcia Hirota, a diferença é resultado de metodologias diferentes e uma abrangência maior do trabalho oficial. Também na Amazônia há uma diferença grande entre números. Segundo o Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), o desmatamento no bioma chega a 17%.

OESP, 21/12/2006, Vida, p. A26

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.