VOLTAR

Eletronorte fará usina solar em lago de hidrelétrica

Valor Econômico, Empresas, p. B3
07 de Mar de 2016

Eletronorte fará usina solar em lago de hidrelétrica

Rodrigo Polito

A Eletronorte, a Sunlution e a WEG iniciaram na última semana a construção de uma usina solar flutuante na superfície do reservatório da hidrelétrica de Balbina (AM). O projeto terá 5 megawatts (MW) de capacidade instalada, divididos em duas etapas. A primeira, de 1 MW, deve ser concluída ainda este ano. Os 4 MW complementares deverão ser instalados em até três anos.
Projeto de mesmo porte será realizado pela WEG e a Sunlution em parceria com a Chesf, para a instalação da usina na superfície do reservatório da hidrelétrica de Sobradinho (BA). As duas usinas estão incluídas em dois projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D) das duas subsidiárias da Eletrobras, que somam R$ 112 milhões de investimentos.
Além da construção dos empreendimentos, os recursos também serão voltados para uma série de estudos complementares, que serão realizados em parceria com a Universidade Federal do Amazonas (UFAM), a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UFPE (FADE) e Fundação de Apoio Rio Solimões (Unisol). O principal objetivo dos projetos é avaliar a potencialidade do sistema híbrido hidro/solar nas hidrelétricas.
"É uma inovação que traz um benefício bastante interessante. A evaporação [da água do reservatório] diminui a temperatura do painel fazendo com que ele seja mais produtivo do que a geração solar em terra", afirmou Orestes Gonçalves Júnior, sócio-diretor da Sunlution, ao Valor.
A companhia fornecerá os painéis solares flexíveis flutuantes a partir de uma fábrica que será instalada em Camaçari (BA). Já a WEG ficará responsável pela conexão das usinas solares à rede elétrica brasileira.
Para participar do projeto, a Sunlution firmou parceria com a francesa Ciel et Terre International, fabricante de flutuadores solares, e criou a joint venture Ciel et Terre Brasil. A ideia, segundo Gonçalves Júnior, é participar dos próximos leilões de energia voltados para a contratação de projetos de fonte solar.
Segundo o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, que participou do lançamento do projeto, na última sexta-feira, em Balbina, aproveitando a infraestrutura já instalada na hidrelétrica é possível gerar energia para atender 70 mil residências a partir de energia solar na região.

Valor Econômico, 07/03/2016, Empresas, p. B3

http://www.valor.com.br/empresas/4468096/eletronorte-fara-usina-solar-e…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.