VOLTAR

Egresso da Unemat é o primeiro índio mestre em Ciências Ambientais do Brasil

Gazeta Digital (MT) - http://www.gazetadigital.com.br
24 de mar de 2010

O professor indígena Korotowi Taffarel da etnia Ikpeng, localizada na Terra Indígena Xingu, é o primeiro professor índio mestre em Ciências Ambientais do Brasil. Ele defendeu e teve aprovada a sua dissertação de Mestrado vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Universidade do Estado de Mato Grosso no dia 19 de março, na cidade de Cáceres, Mato Grosso.

Korotowi é professor egresso da primeira turma dos cursos de Licenciaturas da Faculdade Indígena Intercultural da Unemat, em Barra do Bugres e fez sua qualificação também pela instituição estadual.

O tema da sua dissertação foi o Ritual da Tatuagem: Educação Ambiental e Prática Cultural entre os Ikpeng, que teve como orientador o prof. dr. Elias Januário. Também participaram da banca como avaliadores os professores doutores Germano Guarim Neto (UFMT), Aumeri Carlos Bampi (Unemat) e Waldir José Gaspar (UFScar).

Emocionado, Korotowi agradeceu a todos e considerou esse momento mais uma conquista dos povos indígenas pelos direitos constitucionais e pela cidadania plena.

http://www.gazetadigital.com.br/digital.php?codigo=87947&GED=6694&GEDDA…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.