VOLTAR

Dsei Guatoc da Core/PA capacita profissionais de saúde

Funasa - www.funasa.gov.br
14 de Nov de 2008

Após uma semana de atividades, mais uma turma dos pólos de Tomé-Açu, Santa Luzia e Capitão Poço concluiu hoje (14) o curso de "atualização, rede de frios e eventos adversos", ministrado a enfermeiros e técnicos de enfermagem dos oito Pólos-base do Distrito Sanitário Especial Indígena Guamá-Tocantins, da Coordenação Regional da Funasa no Pará (Core/PA). O curso é realizado em parceria com o Departamento de Epidemiologia e Imunização da Secretaria Estadual de Saúde (Sespa).

No treinamento, os 30 profissionais participantes estudaram o calendário vacinal indígena e aprenderam a lidar com os eventos adversos (reações) pós-vacina que podem vir a ocorrer com os imunizados nas aldeias. Os participantes também receberem conhecimento teórico e prático sobre rede de frios (locais onde as vacinas ficam armazenadas).

"Esse conhecimento é importante porque se as vacinas não estiverem armazenadas na temperatura ideal, elas perdem a eficácia. E nós temos de garantir a qualidade do material de imunização administrado pela Funasa e destinado à população indígena", explicou a coordenadora de Imunização do Dsei Guatoc, Daniele Nunes.

O curso já capacitou 20 profissionais em Paragominas, 50 em Marabá e 16 em Tucuruí. No total, cerca de 140 pessoas deverão ser capacitadas até o final do ano. Os próximos enfermeiros e técnicos de enfermagem a receberem o treinamento são os de Oriximiná, entre os dias 21 e 29 de novembro, e Santarém, no período de 1 a 4 de dezembro. O Dsei Guatoc também abre vagas para os servidores dos municípios onde os treinamentos são feitos.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.