VOLTAR

Domingo tem show de música indígena com Marlui Miranda

Dourados News - http://www.douradosnews.com.br/
28 de Mai de 2010

Quem se apresenta no domingo é o trio formado por Marlui Miranda, grande nome da etnomusicologia no Brasil, uma vez que ela vem se dedicando há mais de 20 anos à pesquisa e divulgação da música tradicional dos povos indígenas do norte do país.

Marlui Miranda vem apresentar a riqueza da música produzida pelos indígenas da Amazônia através de releituras. Ela já recebeu dezenas de prêmios internacionais por este trabalho de resgate e divulgação de sonoridades. Ela estudou violão clássico com professores renomados como Turíbio Santos, Paulo Bellinati e outros. Em 1979 lançou seu primeiro disco "Olho d'Água", na época em que começou a pesquisar e estudar a música dos índios brasileiros, atividade a que se dedicou por diversos anos. Ganhou bolsa de uma instituição nova-iorquina e realizou um projeto de preservação e recriação da música indígena da Amazônia brasileira.

Com esse trabalho atuou como consultora de música indígena em filmes e eventos, gravou discos para o Brasil e para o exterior e produziu espetáculos, como a missa indígena criada a partir de músicas de tribos e apresentada na Catedral da Sé, em São Paulo em 1997 com a participação de orquestra jazz sinfônica e coral.

Cantora, compositora e pesquisadora é reconhecida por interpretar, difundir e valorizar a cultura e a musica indígena do Brasil. Recebeu os prêmios da Academia Alemã de Crítica (SchallplattenKritik) em 1996 pelo CD "IHU, Todos os Sons"; o Prêmio Chico Mendes de Meio Ambiente, do MMA em 2005; e a Ordem do Mérito Cultural do MINC em 2002. Marlui Miranda dirige a Associação IHU Pro Música e Arte Indígenas, uma instituição cultural privada sem fins lucrativos.

Apresentou-se e gravou com nomes expressivos da musica brasileira: Egberto Gismonti, Gilberto Gil, Nana Vasconcellos, Rodolfo Stroeter e participou de gravação e tournée com Jack DeJohnette e John
Surman. Também trabalhou em filmes e documentários, recebendo o prêmio de melhor trilha sonora pelo filme de Luiz Alberto Pereira, "Hans Staden", em 2002.

Apresenta-se com freqüência na Europa e Estados Unidos. Foi professora visitante na Chicago University pela Tinker Foundation em 1993, Dartmouth College em 2001 e 2003; Artista-em-residência na Indiana University em 2001 e 2007 e no Dartmouth College.

http://www.douradosnews.com.br/leitura.php?id=10462&anoMat=2010

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.