VOLTAR

Distrito de Aquidauana pode se tornar reserva indigena

Aquidauana News
22 de Jan de 2008

O distrito de Taunay, localizado no município de Aquidauana, de 33 mil hectares e a 172 quilômetros de distância de Campo Grande - ocupado por aproximadamente 7.000 índios - poderá ser declarado terra indígena pelo Governo federal, desapropriado, e os atuais moradores que não pertencem às tribos serão indenizados.
Segundo a assessoria da Funai (Fundação Nacional do Índio), do Distrito Federal (DF), no distrito de Taunay, há uma vila habitada em sua maior parte por famílias, que pertence à Terra Indígena Taunay/Ipegue. De acordo com a assessoria, essa terra indígena passa por um processo de revisão de limites.
No mês passado, segundo o administrador regional da Funai em Campo Grande, Claudionor do Carmo Miranda, uma equipe de Brasília veio fazer o levantamento fundiário daquelas áreas. "A reserva demarcada pega todo o distrito de Taunay e vai pertencer aos índios, 40 caciques já foram a Brasília conversar sobre essa área. Só falta agora a portaria declaratória, o processo está no Ministério da Justiça", disse o administrador.
A assessoria da Funai, em Brasília, informou que ainda não há previsão para publicação de portaria declaratória com a nova delimitação da área feita recentemente pelos técnicos da fundação.
De acordo com a assessoria, homologada em 1991 pelo Decreto no 276, a Terra Indígena Taunay/Ipegue tem superfície de 6.461 hectares e poderá atingir 33.900 hectares com a revisão de limites.
Caso seja confirmada a declaração de posse definitiva do território aos índios, a população sem origem indígena que estiver nessas terras será indenizada, após o levantamento das benfeitorias.
Outro grupo técnico, segundo a assessoria da Funai/DF, foi enviado também no mês passado em Mato Grosso do Sul para identificação de propriedades e benfeitorias que deverão ser indenizadas no município de Miranda, por ocupar espaço da Terra Indígena Cachoeirinha.
Essa terra, segundo a assessoria, foi declarada de posse permanente do grupo indígena terena, com superfície aproximada de 36.288 hectares, por meio da Portaria no 791, de 19 de abril de 2007.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.