VOLTAR

Direitos indígenas são tema de reunião no Itamaraty

24 Horas news-Cuiabá-MT
24 de Mar de 2006

Representantes dos povos indígenas e dos países-membros da Organização dos Estados Americanos (OEA) se reúnem hoje no Itamaraty, em Brasília, para discutir temas como direitos coletivos, direitos territoriais e direito à autodeterminação. O encontro vai até amanhã.
Os participantes querem firmar acordo sobre os tópicos que deverão ser incluídos na Declaração Americana dos Direitos dos Povos Indígenas, em discussão desde 1987.

Entre as questões em discussão estão os direitos básicos dos povos indígenas no que diz respeito ao meio ambiente, saúde, autodeterminação e autonomia. A 7ª Reunião de Negociações para a Busca de Consenso sobre a Declaração Americana sobre os Direitos dos Povos Indígenas será seguida de entrevista, às 12 horas, com o presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Mércio Pereira Gomes, o presidente do grupo de trabalho da reunião, o embaixador guatemalteco Juan León Alvarado, e a representante do Conclave Indígena para a América do Sul, Azelene Kaingang.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.