VOLTAR

Direção de Furnas apresenta viabilidade de construção de usinas em Rondônia

Radiobrás-Brasília-DF
Autor: Angélica Gramático
12 de Mar de 2003

A direção da Furnas Centrais Elétricas apresentou, hoje, as conclusões do inventário hidrelétrico realizado no trecho de 260 Km do Rio Madeira, localizado no estado de Rondônia, entre as cidades de Porto Velho e Abunã, fronteira com a Bolívia, onde a empresa vê a possibilidade de construir as usinas de Santo Antônio e Jirau.

Segundo o presidente de Furnas, José Pedro Rodrigues de Oliveira, no momento os trabalhos se concentram no inventário de viabilidade do Rio Madeira, e aspectos como licitação e projeto ainda não foram tratados. "A instalação de duas unidades naquele local deverá gerar 7.362 MW para calcar o desenvolvimento do país", disse.

José Pedro explicou que o projeto não irá apenas gerar energia. "Este é um projeto multifacetado que inclui navegação, produção de grãos e de transporte fluvial, em resumo, é um projeto muito grande, que neste momento, está apenas sendo discutido e analisado para que nós possamos depois, no futuro, estudar a viabilidade do empreendimento junto aos órgãos competentes do governo, em particular com o Ministério das Minas e Energia, e com a nossa controladora, a Eletrobrás", acrescentou.

Para o presidente de Furnas, este é um estudo de um projeto para execução em 15 anos. "É preciso que Furnas dê sua contribuição ao desenvolvimento nacional, através da concepção de projetos hídricos muito grandes a preços compatíveis, sem chocar o meio ambiente".

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.