VOLTAR

Diálogo entre lideranças

Coiab - http://www.coiab.com.br
25 de Mai de 2011

Encontro entre lideranças da Amazônia discutirá as ações do Movimento Indígena na região

Refletir o Movimento Indígena da Amazônia Brasileira, sua história de luta e resistência, bem como suas perspectivas e desafios para a construção de propostas para a unificação das ações políticas do Movimento Indígena na região, que possam atender a justa pauta de reinvindicações que vem das bases.

Pensando nisso a COIAB, em valorosa parceria com a FOIRN - Federação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira e com o apoio da GIZ- DeutscheGesellschaft für Internationale Zusammenarbeit, realizará um grande encontro entre as lideranças indígenas da Amazônia, no período de 18 à 21 de junho, em São Gabriel da Cachoeira, no Alto Rio Negro.

Uma das regiões mais ricas do mundo, a Amazônia Brasileira tem uma extensão de 5,2 milhões de Km2, dos quais 1.082.111,4 Km2 são pertencentes às 430 terras indígenas, correspondente a 110 milhões de hectares, equivalente a 60% da população indígena nacional.

A maior floresta tropical do planeta abriga uma população indígena que está estimada em 440.000 pessoas, falando 160 línguas, 180 Povos Indígenas, dos quais, 66 vivem de forma livre e autônoma, sem contato com a sociedade envolvente.

Devido às grandes proporções do território amazônico, os desafios, as dificuldades de se trabalhar o movimento indígena é de igual peso. De acordo com Sonia Guajajara, vice coordenadora da COIAB, pensar o movimento indígena na Amazônia é fazer uma reflexão de um processo histórico de lutas por demarcação, proteção territorial, luta contra Hidrelétricas e grandes empreendimentos, valorização cultural, entre outros desafios. A liderança da COIAB participou no dia 24 de maio, de uma reunião com diretores da FOIRN, para tratar dos detalhes do Encontro que também servirá como avaliação do movimento indígena na região, sendo um momento de propor encaminhamentos para a solução das adversidades que o movimento enfrenta no dia de sua luta.

O Encontro que está sendo chamado de "Diálogo entre as Lideranças do Movimento Indígena da Amazônia Brasileira" contará com a participação de aproximadamente 80 lideranças indígenas, vindos dos nove estados que compõem a Amazônia. Representantes de outras regiões, como Nordeste, Sul e Pantanal também estarão presentes e vão contribuir com o discurso, através dessa troca de experiências proporcionada pelo encontro de São Gabriel.

Um dos resultados esperados desse Diálogo entre as Lideranças, é que seja feito um documento norteador para as intervenções do movimento indígena amazônico.

De acordo com Luiz Brazão, diretor da FOIRN, esse é um momento muito importante na história do movimento indígena. "Esse é o nosso diálogo. Um momento de se pensar as práticas adotadas na luta pela garantia de direitos. Estamos pensando juntos a construção desse momento. Vai ser muito importante para o povos indígenas da Amazônia", afirmou o guerreiro Baré do Alto Rio Negro.

http://www.coiab.com.br/coiab.php?dest=show&back=noticia&id=728&tipo=N&…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.