VOLTAR

Dia do Índio: Momento para compreender e valorizar a diversidade cultural

Rádio Caçanjurê - http://www.radiocacanjure.com.br
19 de Abr de 2016

Comemora-se todos os anos, no dia 19 de Abril, o Dia do Índio.Para entender a data, e necessário voltar na história em 1940. Neste ano, foi realizado no México, o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano.

Além de contar com a participação de diversas autoridades governamentais dos países da América, vários líderes indígenas deste continente foram convidados para participarem das reuniões e decisões. Porém, os índios não compareceram nos primeiros dias do evento, pois estavam preocupados e temerosos.

Este comportamento era compreensível, pois os índios há séculos estavam sendo perseguidos, agredidos e dizimados pelos "homens brancos".

No Brasil, esta data comemorativa foi criada em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto lei número 5.540.

Os primeiros moradores da nossa região foram índios das tribos Kaingang e Xokleng. Atualmente um número bastante reduzido vive no meio-oeste catarinense.

Nossa reportagem conversou com José Isaque, chefe indígena de uma tribo Kaiguang da reserva indígena em Benjamin Constant no Rio Grande do Sul, e que está em Caçador a pouco mais de um mês.

Para ele, sua maior preocupação é não deixar morrer a cultura do índio, passando de pai para filho como foi até hoje. "Eu sou avô e já estou ensinando meus filhos e netos a também trabalharem com o artesanato. Como nossos antepassados trabalhavam com artesanato, este costume nós não deixamos e não podemos deixar."

Este dia é mais um momento para se refletir, sobre como os povos indígenas tem sido valorizados. É mais uma oportunidade para compreender diferentes culturas e eliminar o preconceito.

http://www.radiocacanjure.com.br/noticias/geral/4572

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.