VOLTAR

Desmatamento no Cerrado cai 12,9% entre janeiro e maio, diz Marina Silva

Valor Econômico - https://valor.globo.com/
05 de Jun de 2024

Desmatamento no Cerrado cai 12,9% entre janeiro e maio, diz Marina Silva
Destruição deste bioma, onde está concentrada a maior parte da produção de grãos do país, é uma das grandes preocupações da ministra e de sua equipe

Fabio Murakawa e Mariana Assis

05/06/2024

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, anunciou nesta quarta-feira a queda de 12,9% no desmatamento no Cerrado entre janeiro e maio deste ano, em comparação ao mesmo período de 2023. O desmatamento deste bioma, onde está concentrada a maior parte da produção de grãos do país, é uma das grandes preocupações da ministra e de sua equipe.

Apesar da queda nos primeiros meses neste ano, o desmatamento no Cerrado aumentou 43,6% no ano passado. Segundo integrantes da equipe de Marina, um dos principais facilitadores da destruição do bioma é o Código Florestal Brasileiro, que permite uma reserva legal de apenas 20% para as propriedades localizadas no Cerrado. A proporção é inversa à da Amazônia, onde 80% das propriedades têm que ser preservadas.

Sem mencionar a legislação, Marina realçou essa preocupação.

"Temos aumento do desmatamento no Cerrado, e esse é um grande desafio. Grande desafio é que no Cerrado, vc tem direito a desmatar 80%. O problema é que a legislação permite, mas a natureza não assimila", afirmou Marina.

A ministra participou de evento com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, no Palácio do Planalto. Após uma apresentação das políticas implementadas pela pasta, ela concede entrevista coletiva.

https://valor.globo.com/brasil/noticia/2024/06/05/desmatamento-no-cerra…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.