VOLTAR

Desenvolvimento vira tema de seminário

A Crítica-Manaus-AM
06 de Nov de 2002

Falar em Amazônia é falar em proteção, preservação do meio ambiente e desenvolvimento sustentável para seus povos. E pela primeira vez neste novo século um município do Amazonas estará promovendo uma discussão profunda, teórica e prática sobre o tema, colocando em debate aspectos sociais, humanos, econômicos e políticos. Trata-se do Seminário Desenvolvimento Sustentável de Maués, com o subtema Uso Econômico Sustentável dos Recursos Naturais, que acontece nos dias 14 e 15 de novembro na cidade, a 300 quilômetros de Manaus.

Mais de 150 participantes, da comunidade, líderes indígenas, políticos e representantes de entidades de classes e de instituições federais e estaduais ligadas ao tema já confirmaram presença no evento, assim como o governador eleito do Estado, Eduardo Braga, que participará da abertura do encontro, ao lado do prefeito municipal Sidney Leite.

No primeiro dia, 14, quinta-feira, o prefeito falará de propostas e ações para o desenvolvimento econômico-social em bases sustentáveis, pela manhã. À tarde estará em discussão o tema "Recursos Florestais e Unidades de Conservação", tendo como moderador Niro Higyshi, representante do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa). Os debatedores previstos são o diretor da Empresa de Engenharia de Projetos Ltda., Joesio Siqueira, o diretor executivo do Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais (Ipef), José Otávio Brito, e Paulo Amaral, do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon).

A partir das 15h45 "Pesca e Aqüicultura" dominam o seminário, com a participação do consultor em aqüicultura, Eduardo Ono, de João Paulo, do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, e de Iamuns, do Projeto P'irasem (Universidade Federal do Amazonas/Ufam).

Ecoturismo e economia sustentável são os grandes assuntos do segundo e último dia do seminário de Maués. Roberto Tadros, da Abav, será o moderador da palestra ecoturística feita por Edgar Werblowsky, da Free Way Adventures, uma das maiores operadoras do setor no Brasil. Membros do Proecotur e do Programa Nacional de Municipalização do Turismo (PNMT) devem participar da mesa-redonda.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.