VOLTAR

Deputado do MS cobra investigação sobre assassinato de indígenas em MS

Cimi/Assessoria de Imprensa Parlamentar - Dep. Pedro Kemp
Autor: Josy Macedo
10 de Jan de 2007

O deputado estadual Pedro Kemp (PT) lamentou hoje a morte da indígena Xurete Lopes, 50 anos, assassinada a tiros na manhã de ontem durante a desocupação da Fazenda Madama, de 2,4 mil hectares, localizada em Amambai, região Sul de Mato Grosso do Sul, e cobrou empenho das autoridades policiais na apuração do caso. No mesmo confronto, o índio Guarani Kaiowá, Valdeci Ximenes, 22 anos, foi atingindo na perna por dois tiros de revolver. Os crimes foram cometidos por funcionários da fazenda, de acordo com informações preliminares da imprensa.

O parlamentar, reconhecido por atuar em defesa da causa indígena em Mato Grosso do Sul, se mostrou indignado com o desfecho de mais esse conflito envolvendo a disputa de terras no Estado. O assassinato de Xurete Lopes é o segundo crime registrado pela Polícia em menos de quatro dias contra indígenas somente na região Sul. No sábado passado, dia 6 de janeiro, o cacique terena Gilson Felipe Valério, 38, foi assassinado a tiros quando trafegava pela MS-156, na região de Dourados, Sul de Mato Grosso do Sul. O deputado Pedro Kemp espera ainda nesta quarta-feira se reunir com o superintendente da Polícia Federal, Mário José de Oliveira Santos, para pedir empenho na apuração dos crimes e maior segurança para as populações indígenas do Estado. Representantes do Conselho Indigenista Missionário (CIMI) e do Centro de Defesa dos Direitos Humanos Marçal de Souza (CDDH) também devem participar do encontro. "Queremos saber o que a Polícia Federal está efetivamente fazendo em relação a estas mortes e cobrar mais segurança para as populações indígenas", adiantou.

Kemp atribui a violência cometida contra o povo indígena de Mato Grosso do Sul ao longo dos anos, a morosidade na demarcação das terras indígenas e a falta de uma proposta para solucionar o impasse envolvendo fazendeiros que possuem a titularidade de terras reconhecidas como território indígena. Em Mato Grosso do Sul, ao contrário de outros Estados, as terras habitadas pelos indígenas foi vendida e titulada em nome dos compradores, exigindo agora uma solução por parte do governo federal para que as terras sejam novamente entregues aos índios. "Nós entendemos que essa violência se repete a muito tempo em Mato Grosso do Sul e com certeza a causa desses conflitos é a indefinição no processo de demarcação de terras", ressaltou o deputado.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.