VOLTAR

Demarcações causaram racha dentro da Funai

FSP, Ciência, p. A17
27 de Jan de 2006

Demarcações causaram racha dentro da Funai

DA REDAÇÃO

O debate sobre a criação de mais reservas indígenas no Brasil desencadeou uma briga política dentro da Funai (Fundação Nacional do Índio) nesta semana. O sertanista Sydney Possuelo, coordenador-geral de Índios Isolados da instituição, foi exonerado ao contrariar publicamente declarações do presidente da Funai, Mércio Pereira Gomes, sobre o tema.
Em entrevista concedida no dia 12 deste mês à agência de notícia Reuters, Gomes afirmou que as reivindicações em favor da criação de mais terras indígenas estavam passando dos limites no Brasil. Segundo ele, apenas a intervenção do STF (Supremo Tribunal Federal) poderia impor um limite razoável aos pedidos.
Possuelo, falando de um radiotransmissor no interior do Pará com o jornal "O Estado de S.Paulo", declarou que o presidente da Funai falava a língua dos fazendeiros e madeireiros. A Funai determinou sua demissão, afirmando, por meio de nota, que havia incompatibilidade entre Possuelo e outros sertanistas que trabalhavam com índios isolados.
À Folha, ele afirmou: "De acordo com a lei, o presidente da Funai é tutor dos povos indígenas. E alguém que declara isso é um tutor infiel".

FSP, 27/01/2006, Ciência, p. A17

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.