VOLTAR

Demarcação

OESP, Fórum dos Leitores, p. A2-A3
Autor: FERRARI, Antonio Martins; IWANKIW JUNIOR, Eugênio
18 de Abr de 2013

Demarcação

Quem arregimentou os índios para invadirem a Câmara? É muito fácil a resposta. Quem perderá poder político manobrado pelos "antropólogos ideológicos e contrários ao agronegócio", que tem condenado imensas áreas ao subdesenvolvimento e ao primitivismo das tribos? A demarcação das reservas deve ser decidida pelos representantes de todos os brasileiros, e não por uma autarquia ou um ministério.

ANTONIO MARTINS FERRARI
amferrari@pobox.com
São Paulo

O gosto amargo da invasão

Assisti na terça-feira à invasão do plenário da Câmara por alguns índios e o que mais me chamou a atenção foi o pavor dos deputados, que fugiram como o diabo da cruz. Entraram em pânico! Essas invasões patrocinadas pela Funai e pelo Conselho Indigenista Missionário (Cimi) mostram índios paramentados como para desfile de carnaval, posando para TVs e a mídia em geral. Os índios que conheço se vestem como nós, não índios, vivem como nós, querem o que possuímos e não vivem de caça e pesca, até porque isso não existe mais onde querem demarcar terras legítimas e tituladas pelo próprio poder público. Mas o que realmente quero ressaltar é que essas invasões determinadas pela Funai ocorrem diariamente, com violência e extrema crueldade, contra agricultores, produtores rurais e suas famílias, em Mato Grosso do Sul e no Paraná. O que os parlamentares experimentaram, embora por pouco tempo, pois tinham polícia e seguranças para sua proteção, ao contrário dos homens, mulheres e crianças atacados dia e noite por esses vândalos. Mas foi bom ter ocorrido essa invasão da Câmara, assim os deputados presentes sentiram o que é ser invadido a mando da Funai e do Cimi. Imaginem essa invasão em suas casas, suas famílias, seus pertences, seu patrimônio, como aconteceu na semana passada, quando um agricultor foi torturado e morto a facão na frente do filho de 13 anos, por mais de 30 índios. Debitem mais essa morte à Funai. Agora que sentiram o gosto amargo desses paus-mandados travestidos de silvícolas, decidam com rapidez e objetivo a sorte dos milhares de agricultores que diuturnamente convivem com essas ameaças de invasões orquestradas. Sem polícias nem seguranças e totalmente desarmados! Convido qualquer deputado ou senador da República a ficar dez dias em qualquer propriedade já invadida ou na iminência de invasão, sem seguranças nem Polícia Federal, desarmados como todos nós, órfãos desta Pátria, pois somos os produtores de alimentos da Nação. Em tempo: comunico que Funai, Cimi, antropólogos e índios têm escolta permanente da Polícia Federal e da Força Nacional, com duas ou três viaturas e agentes para cada veículo ou deslocamento dos já citados. E pensar que todos nós pagamos por isso...

EUGÊNIO IWANKIW JUNIOR, agropecuarista
iwankiwjr@hotmail.com
Curitiba

OESP, 18/04/2013, Fórum dos Leitores, p. A2-A3

http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,forum-dos-leitores,1022455,…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.