VOLTAR

Delimitação de área indígena é discutida

A Tarde
30 de Jun de 2009

A Fundação Nacional do Índio (Funai) esteve ontem nas terras dos índios trukás na região de Sobradinho (a 61 km de Salvador) para delimitar área de utilização pelos índios e os agricultores da Associação Comunitária Agropecuária Fonte de Vida.

Segundo a liderança truká, Pedro Antônio Silva, algumas máquinas foram vistas trabalhando no desmatamento em uma parte do terreno, o que alertou os índios para o descumprimento de acordo realizado no Ministério Público Federal em Petrolina (PE). A área onde vivem hoje as 32 famílias é de 20 hectares de um total de 150, que estava improdutiva na época da ocupação e pertence aos 22 agricultores da Associação Fonte de Vida.

Uma cerca será levantada para separar as terras, não podendo ser ultrapassada por nenhum dos lados.

Das reuniões que já foram realizadas, com presença da Funai,Ministé rio Público Federal, produtores e índios, saíram regras para traçar uma boa convivência e evitar conflitos. O acordo deverá ser cumprido até que as terras para os índios sejam definitivamente encontradas, demarcadas e eles transfer idos.

No acordo, há o compromisso de permuta de terras que facilita a retomada do serviço de construção das casas dos agricultores e continuidade do trabalho de produção agrícola dos índios. Ainda não há um lugar determinado para que os índios sejam relocados, mas a cacique Rita Prosperina assegura que o povo truká só sairá da área quando encontrar área semelhante com água, energia, terra fértil e a infraestrutura necessária para sobrevivência.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.