VOLTAR

Degradação urbana vai além de fatores ambientais

Jornal da USP - https://jornal.usp.br/
Autor: Jornal da USP
25 de Mar de 2020

Segundo Patrícia Sanches, professora no Senac de São Paulo, aspectos econômicos e sociais também entram na equação

O programa Ambiente É o Meio desta semana conversa com a professora Patrícia Mara Sanches, do curso de graduação em Arquitetura da Paisagem do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) de São Paulo, sobre degradação ambiental em áreas urbanas.

Segundo a professora, em seu livro De áreas degradadas a espaços vegetados, publicado em 2014 pela editora Senac São Paulo, as áreas urbanas degradadas possuem um conceito que vai além daquele utilizado para a degradação de ambientes naturais. "Existem alguns fatores econômicos e sociais que entram nessa equação, não são só fatores ambientais", afirma.

Patrícia diz que, no contexto urbano, a degradação ocorre tanto na esfera ambiental, como o desmatamento, poluição e contaminação, por exemplo, quanto em áreas degradadas e negligenciadas pelo poder público e pela sociedade, como lixões e áreas industriais e de pedreiras abandonadas.

São áreas problemáticas que precisam de reabilitação, porém, diz a professora, a questão é "transformar um problema em oportunidade" ao incorporar essas áreas no sistema de espaços livres das cidades. "O livro fala de áreas degradadas a espaços vegetados, justamente para que a gente possa reabilitar esses locais e torná-los aliados em trazer grandes benefícios para a sociedade quando se transformam em áreas verdes", conta.

Ouça no player acima a íntegra do programa Ambiente É o Meio

Apresentação: Professores Marcelo Marine Pereira de Souza e José Marcelino de Resende Pinto (ambos professores da FFCLRP)
Coordenação: Rosemeire Talamone
Produção: Marcelo Marine Pereira de Souza e José Marcelino de Resende Pinto (ambos professores da FFCLRP)
Edição Geral: Cinderela Caldeira
Edição Sonora: Mariovaldo Avelino e Luiz Fontana
E-mail: ouvinte@usp.br

https://jornal.usp.br/atualidades/degradacao-urbana-vai-alem-de-fatores…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.