VOLTAR

Definição sobre usinas deve sair esta semana

OESP, Economia, p. B5
11 de Ago de 2008

Definição sobre usinas deve sair esta semana
Licença ambiental de Santo Antônio deve sair hoje e o contrato de concessão de Jirau, amanhã

Leonardo Goy

A semana promete ser decisiva para o projeto de construção do Complexo Hidrelétrico do Rio Madeira, em Rondônia. Definições importantes são aguardadas para hoje e amanhã, tanto para a Usina de Santo Antônio quanto para a de Jirau.

No caso da Usina de Santo Antônio, arrematada em leilão em dezembro passado pelo consórcio liderado por Furnas e Odebrecht, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) deve liberar hoje à tarde a licença de instalação, que autoriza o início das obras.

Já com relação a Jirau - cujo projeto foi conquistado em maio pelo consórcio liderado pela francesa Suez - a expectativa é de que o contrato de concessão seja assinado amanhã.

Se a licença de instalação de Santo Antônio for mesmo assinada hoje pelo presidente do Ibama, Roberto Messias, o consórcio liderado por Furnas e Odebrecht deverá iniciar a montagem do canteiro já na semana que vem.

Antes de o Ibama dar seu aval, porém, uma última etapa precisa ser cumprida: a emissão, pela Agência Nacional de Águas (ANA), da outorga para o uso da água do Rio Madeira.

Fontes que acompanham de perto o processo disseram que o consórcio Furnas/Odebrecht entregou na semana passada à ANA os documentos que faltavam, com o compromisso de arcar com o custo de uma adutora para Porto Velho.

Com isso, a expectativa, já manifestada pelo ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, é de que a ANA libere a outorga hoje pela manhã, e o Ibama emita a licença na parte da tarde.

ADOÇÃO DE RESERVAS

A licença de instalação da Hidrelétrica de Santo Antônio deverá inaugurar a política do ministro Carlos Minc de fazer com que grandes hidrelétricas "adotem" reservas ambientais próximas.

No caso de Santo Antônio, ele já anunciou que o consórcio responsável pela obra terá de custear a manutenção dos parques do Mapinguari, no Amazonas, e também o de Jaru, em Rondônia.

Em entrevista ao Estado, na sexta-feira passada, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse que "muito provavelmente" será assinado na próxima terça-feira o contrato de concessão da Usina de Jirau.

A confirmação da data depende, basicamente, da agenda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que deverá participar da cerimônia.

Mas o projeto segue envolto em polêmica em conseqüência da proposta dos vencedores - a concessão de Jirau foi arrematada pelo consórcio liderado pela Suez - de alterar em nove quilômetros o local de construção da barragem.

Após a assinatura do contrato de concessão, caberá à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e ao Ibama dizer se liberam ou não o novo projeto.

Somadas, as duas usinas do Rio Madeira terão capacidade para produzir 6.450 megawatts (MW), praticamente a metade da produção atual da Hidrelétrica de Itaipu, no Paraná. Os investimentos nas duas usinas deverão somar cerca de R$ 20 bilhões.

OESP, 11/08/2008, Economia, p. B5

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.