VOLTAR

Crônicas em viagem e educação indígena

Agências de Notícias do Acre - www.agencia.ac.gov.br
26 de Jul de 2008

Livro de autoria de Nietta Lindenberg será lançado na Biblioteca da Floresta

Relatórios de viagem às escolas indígenas, escritos nas últimas três décadas pelos assessores do programa de formação de professores indígenas Uma Experiência de Autoria, da Comissão Pró-Indio do Acre, figuram no livro Crônicas em viagem e educação indígena, de autoria de Nietta Lindenberg Monte. A publicação será lançada no dia 31, quinta-feira, às 19h, na Biblioteca da Floresta, com a presença da autora.

O antropólogo e escritor, Luis Donisete Benzi Grupioni define o livro como um precursor na sua forma de abordagem histórica, biográfica e etnográfica. "Inspira conhecimentos importantes no campo da educação e do indigenismo alternativo, tecendo a indissociável mescla entre a ação e a reflexão educacional, ambiental e política", diz Donisete indo mais além em sua análise: "Com sensibilidade e argúcia, a autora afasta a poeira que o tempo teima em impingir aos arquivos e nos conduz por caminhos inusitados: visitamos antigos seringais, aldeias e terras indígenas, atravessamos rios e igarapés, descobrimos povos, culturas e línguas".

Para Donisete Cronistas em viagem e educação indígena surpreende ao ponto que é leitura obrigatória "pelos que se interessam por um Brasil a ser ainda descoberto pelos brasileiros".

Nos seis capítulos, a escritora reuniu as experiências dos jovens indigenistas, documentadas em suas viagens de trabalho de campo, com foco na formação dos professores indígenas e dos agentes agroflorestais. De posse dos escritos, Nietta, os reproduz, os analisa e narra tais experiências, a partir da fala de seus autores, traçando o perfil de cada um, a partir de suas descobertas e ansiedades.

"Movidos por grande emoção, novos ou velhos ideais e propondo práticas educacionais sob a batuta dos próprios povos indígenas, os cronistas sobem e descem rios e igarapés, atravessam em avionetas a região amazônica em visita às escolas da floresta. E, ao longo das suas viagens, levam-nos a conhecer uma proposta que marcaria a Experiência de Autoria na região: a possível interface entre educação, terra, meio ambiente, línguas, culturas e conhecimento indígenas".
A autora

Nietta Lindenberg é licenciada em Língua Portuguesa e Literaturas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense, com especialização em Currículo e Formação de Professores Indígenas. Idealizou e coordenou, por muitos anos, o projeto Uma Experiência de Autoria, da Comissão Pró-Índio do Acre, e colabora com diversos projetos e programas de formação no País e no restante da América Indígena. Nos anos 1990 coordenou a formulação e a implementação da política nacional de educação escolar indígena junto ao Ministério da Educação. É autora e colaboradora de variados artigos e livros relativos ao tema publicados no Brasil e no exterior.
SERVIÇO

Biblioteca da Floresta - Via Parque - Em frente à Concha Acústica - Tel.: 3223-9939

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.