VOLTAR

Crítica ao presidente da Funai derruba Possuelo

CB, Brasil, p. 10
24 de Jan de 2006

Crítica ao presidente da Funai derruba Possuelo
Coordenador de Índios Isolados é demitido pelo ministro da Justiça após ter questionado publicamente declarações de Mércio Gomes

O coordenador-geral de Índios Isolados da Fundação Nacional do Índio (Funai), Sydney Possuelo, foi demitido ontem em portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU). A saída do sertanista é uma resposta do ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, e do presidente da Funai, Mércio Gomes, às contínuas críticas de Possuelo à política indigenista do governo Luiz Inácio Lula da Silva. A gota-d'água ocorreu na passada, quando Possuelo criticou declarações do presidente da Funai. Mércio disse que os índios têm terra demais no Brasil, já que não há limite para as reivindicações fundiárias dos povos indígenas.
"Não me arrependo das críticas que custaram a minha exoneração. A lei diz que o presidente da Funai é o tutor dos índios. Mas quando Mércio fala a língua dos grileiros, madeireiros e garimpeiros, que estão gradativamente tomando as terras dos índios, ele se transforma em um tutor infiel que precisa sair de lá", disse Possuelo ao Correio. "Ao meu ver, ele é uma pessoa nefasta. E o ministro da Justiça o apóia, pois foi ele que assinou minha demissão."
De acordo com Possuelo, existe uma decepção generalizada com a política voltada para os índios no governo. "É frustrante ver o presidente Lula e o PT agindo dessa forma. Eles falavam o oposto do que é feito no governo, mas tratavam, no discurso, os povos indígenas como prioridade", lamenta.
Possuelo é considerado no exterior um dos mais destacados defensores de índios, tendo recebido no ano passado o título de herói do Império Britânico pela Royal Geographic Society, de Londres. Ele é tido como sucessor do sertanista Orlando Villas Boas. Possuelo trabalha há quase 45 anos com os povos indígenas e esteve por 33 anos na Funai. Chegou a ser nomeado presidente do órgão em 1991, no governo Collor, em substituição a Cantídio Guimarães. "Vou continuar na causa e, agora, poderei criticar ainda mais", anunciou.
Em sua gestão à frente da Funai, Possuelo distendeu a relação do órgão com entidades não-governamentais. Sofreu forte oposição interna por isso. O principal feito da sua gestão foi a demarcação física da área indígena ianomami, em Roraima, de forma contínua. "Criticam o trabalho das ONGs, mas são eles que garantem o trabalho da Funai. Não temos ninguém, perdemos centenas de cargos nos últimos anos e não houve contratação de quadros", lamenta. Segundo o sertanista, cerca de 70% dos funcionários da Coordenação de Índios Isolados são pagos por ONGs.

CB, 24/01/2006, Brasil, p. 10

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.