VOLTAR

Criação de mais reservas atropela o crescimento de Roraima, afirma Ivo

BV News - www.bvnews.com.br
24 de Nov de 2010

Indignação. Este foi o tom do discurso feito pelo deputado Ivo Som (PTN), em sessão ordinária realizada na manhã desta terça-feira (23) no plenário da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR). O pronunciamento contundente marca, mais uma vez, o descontentamento dos parlamentares junto ao governo Federal.

O ponto forte de seu discurso versa sobre a criação e ampliação de unidades de conservação e reservas ambientais no Estado. Em voga, a ampliação da Estação Ecológica de Maracá; ampliação do Parque Nacional do Viruá e redefinição de limites e recategorização da Reserva Florestal do Parima.

Ivo criticou a posição do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (Icmbio) em elaborar um 'minucioso' estudo sobre a ampliação e criação de novas reservas, sem o consentimento de autoridades locais e sem embasamento técnico para estudo das questões sociais e econômicas da região.

"Quase fomos vítimas de mais uma rasteira do governo Lula, não fosse o comprometimento do governador Anchieta Júnior (PSDB). Ele conseguiu suspender na justiça a audiência pública que trataria sobre a criação dessas reservas, que foram articuladas na calada da noite por responsáveis pelo Icmbio e isto ninguém vai aceitar", afirma.

Preocupado com o rumo das decisões 'unilaterais' tomadas pelo Instituto, Ivo garante que será 'investigador' de todo o processo. Na oportunidade, convocou os demais parlamentares a participarem de audiência pública realizada em Brasília, dia 30 de novembro, onde serão discutidos junto à instituição ambiental, assuntos pertinentes ao impasse.

Aparte
Leonídio Laia (PRTB) contestou o parlamentar. Em seu aparte, Laia afirma que não houve 'comprometimento' do governador Anchieta Júnior perante o impasse. Disse também que o assunto deve ser tratado com 'afinco' e que todas as providências devem ser tomadas, no sentido de 'reverter o problema' das criações.

http://www.bvnews.com.br/politica1921.html

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.