VOLTAR

Crânios confirmam tese sobre Luzia

FSP, Ciência, p. A20
13 de Dez de 2005

Crânios confirmam tese sobre Luzia
Estudo de brasileiros foi publicado na revista "PNAS"

DA REPORTAGEM LOCAL

A tese de que um povo de aparência bem distinta da dos índios atuais foi o primeiro a colonizar a América ganhou novo reforço hoje, com um artigo de uma dupla brasileira publicado na prestigiosa revista científica "PNAS". Eles examinaram a maior amostra já reunida de crânios de Lagoa Santa (MG) e concluíram que suas características estão, na verdade, próximas da dos atuais australianos, melanésios e africanos.
Assinado por Walter Neves e Mark Hubbe, do Laboratório de Estudos Evolutivos Humanos da USP, o trabalho arremata mais de uma década de trabalho, cujo símbolo é o famoso crânio de "Luzia", a mulher mais antiga das Américas, com 11,5 mil anos. "Declarei guerra depois que os americanos disseram que a Luzia era um indivíduo isolado, e essa é a resposta", disse Neves à Folha.
Neves e Hubbe compararam 81 crânios oriundos de Lagoa Santa, espalhados por museus do Brasil e do mundo, com coleções padronizadas de povos das várias regiões do mundo. As medições usadas por eles, que incorporam parâmetros estatísticos sofisticados, mostraram que, tal como os australianos, melanésios e africanos, a gente que habitou Minas entre 12 mil e 7.500 anos atrás tinha mandíbula projetada para a frente, nariz largo e cabeça estreita e alta -ao contrário da fisionomia "mongolóide" de muitos dos índios modernos.
Para os pesquisadores, a gente de Luzia teria vindo da Ásia pelo estreito de Bering, numa época em que a fisionomia mongolóide, também asiática, ainda não teria surgido. Resta, no entanto, uma lacuna irritante: saber o que aconteceu entre essa época e a formação dos atuais povos indígenas. "Ao menos na América do Sul, a transição é brusca", conta Neves -há só cinco crânios da mesma época na América do Norte. "Mas é possível que o fluxo contínuo de asiáticos tenha mudado essa morfologia", diz, com reservas.
David Meltzer, especialista em arqueologia americana da Universidade Metodista do Sul (Texas, EUA), diz considerar o trabalho "interessante e analiticamente confiável", mas vê como ponto fraco justamente o fato de que os dados vêm só de Lagoa Santa.
Neves diz que, agora, deve analisar crânios da Colômbia. "Só com muito financiamento é possível fazer um trabalho como esse, de longa duração", diz Neves, que tem apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). (RJL)

FSP, 13/12/2005, Ciência, p. A20

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.