VOLTAR

Coral guarani encerra 'Canto de um Povo'

FSP, Ilustrada, Acontece, p. E6
21 de Dez de 2004

Coral guarani encerra "Canto de um Povo"
Tenondê Porã, da aldeia homônima de Parelheiros, faz apresentação no CCBB ao lado da cantora Marlui Miranda

Formado por crianças e adolescentes de oito a 12 anos de idade, o coral Tenondê Porã, da aldeia guarani de mesmo nome, em Parelheiros, zona sul de São Paulo, é convidado de hoje no encerramento do projeto "Canto de um Povo", no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB).
Criado em 1998, como parte integrante do projeto "Memória Viva Guarani", o coral trabalha pelo resgate de canções e danças da sua tradição. Os ensinamentos passados pelos mais velhos atravessam gerações.
Nas apresentações, o coral infanto-juvenil será acompanhado por cinco músicos guarani que tocam violino, violão, tambor e instrumentos tradicionais indígenas (como o "mbarakã miri" e o "yvyrá parã").
Autenticidade guarani
A afirmação das especificidades da cultura indígena (costumes, língua, lendas, divindades) e a independência em relação à cultura branca estão refletidas no repertório que será apresentado.
Há canções sobre a natureza, a crença e o próprio povo guarani. Entre elas, "Guyrámi" (os pássaros), "Nhande Ru Papa" (deus primeiro) e "Nhamandu Tenondê" (o sol).
A cantora Marlui Miranda, que acumula 30 anos de pesquisa com música indígena, é convidada especial do Tenondê Porã.
Apesar de não cantar guarani, a cantora diz que vai se preparar para acompanhá-los. "Se eles concordarem, adaptarei alguns arranjos, para cantar alguma música", afirma Miranda.
Lançado na primeira semana de dezembro, o projeto "Canto de um Povo" tem como proposta garimpar artistas em diferentes regiões brasileiras.
Até agora já se apresentaram no CCBB o coral Luther King (de São Paulo), regido por Martinho Lutero, atualmente radicado na Itália, acompanhado pelo violeiro Ivan Vilela, e o coral das Lavadeiras de Almenara (do Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais), em parceria com o cantor e pesquisador Carlos Farias.
São várias culturas que fazem da música parte de suas vidas, segundo o curador Ricardo Vignini. (Valmir Santos)

Coral Tenondê Porã e Marlui Miranda. Encerramento do projeto "Canto de um Povo". Onde: CCBB (r. Álvares Penteado, 112, região central, tel. 3113-3651). Quando: hoje, às 13h e às 19h30. Quanto: R$ 6.

FSP, 21/12/2004, Ilustrada, Acontece, p. E6

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.