VOLTAR

Consórcio diz que Usina de Itaocara será construída

OESP, Economia, p. B6
10 de Mar de 2011

Consórcio diz que Usina de Itaocara será construída

Renato Andrade

Apesar de a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) ter incluído a Usina de Itaocara (RJ) na lista de possíveis alvos de devolução da concessão pública, o consórcio que pretende erguer a hidrelétrica afirma que as obras vão começar em julho.
"Foi um processo complexo de licenciamento ambiental, só que a Light conseguiu", afirmou Evandro Vasconcelos, diretor de energia da Light, que divide com a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) a responsabilidade pelo projeto.
O contrato de concessão da usina foi assinado em 2001. Um dos maiores entraves ao projeto era a relocação de duas comunidades que vivem na região afetada pela obra. Depois de uma década de discussões, o consórcio conseguiu uma solução para o problema e pretende realizar as audiências públicas, que antecedem a liberação da licença ambiental, em abril.
Vasconcelos entende que a proposta da Aneel de retomar as concessões das hidrelétricas que não saem do papel representa um "sinal" aos concessionários de que a agência "não vai tolerar especulação com projetos". Mas insiste: "A gente entende o espírito da Aneel, mas não é o caso de Itaocara".
A usina será construída no Rio Paraíba do Sul e terá capacidade de gerar 200 megawatts (MW) de energia. Para o diretor da Light, devolver a concessão agora traria mais prejuízos que benefícios. "O processo está muito avançado para voltar. Recuar seria uma perda muito maior", afirmou Vasconcelos.

OESP, 10/03/2011, Economia, p. B6

http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20110310/not_imp689820,0.php

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.