VOLTAR

Conselheiros da FLONA de Humaitá fazem intercâmbio na FLONA do Jamari

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br
05 de Ago de 2011

Entre 14 e 17 de agosto o conselho consultivo da Floresta Nacional de Humaitá/RO realizou intercâmbio na Flona do Jamari/RO. O principal objetivo foi conhecer o processo de concessão florestal que já vem ocorrendo em Rondônia. Na ocasião o chefe da Flona do Jamari, Carlos de Azevedo, apresentou a UC e seu plano de manejo, demonstrando o zoneamento e atividades realizadas na Unidade.

Posteriormente Alexis Bastos e Leonardo Pool, ambos da Unidade, apresentaram o Projeto Semeando Sustentabilidade, que tem apoio do Programa Petrobras Ambiental e envolve, dentre vários outros setores, os proprietários do entorno da Flona do Jamari para a produção de sementes e recuperação de áreas degradas. Houve uma visita a área de produção de mudas do projeto, em Itapuã do Oeste.

O conselheiro da Flona de Humaitá e Gerente da Unidade Regional Purus Madeira do Serviço Florestal Brasileiro, Maurício Sacramento, apresentou o SFB e a Lei de Gestão de Florestas Públicas, ressaltando os aspectos da normatização referente às comunidades que residem nas UCs. A Flona de Humaitá possui população tradicional residente em seu interior. Ele apresentou o pré-edital para concessão florestal na Flona Jacundá e salientou da importância do conselho consultivo da Flona de Humaitá estar preparado para o processo de formação do Plano de Manejo da UC e de Concessão Florestal.

O gerente da MADEFLONA Industrial Madeireira Ltda., Evandro Muhlbauer, demonstrou in loco o processo de retirada de madeira, as normas de segurança da empresa, a dificuldade de contratação de mão de obra local conforme previsto no edital e a necessidade do município que vier a receber um processo de concessão florestal estar preparado para suprir as empresas com mão de obra local. O secretário de meio ambiente de Humaitá, Djalma de Carvalho destacou que o intercâmbio foi de extrema importância. "Manteremos a prefeitura de Humatá informada sobre o processo de concessão", frisou.

Participaram do intercâmbio a Flona de Humaitá, a Flona do Jamari, a Madeflona (concessionária da Flona do Jamari), a Rioterra - Centro de Estudos da Cultura e do Meio Ambienteda Amazônia, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Instituto Internacional de Educação do Brasil (IIEB), projeto FORTIS 319 (Fortalecimento Institucional das Unidades de Conservação situadas na area de Influência da BR 319 ).

Ascom/ICMBio
(61) 3341-9280

http://www.icmbio.gov.br/comunicacao/noticias/20-geral/1765-conselheiro…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.