VOLTAR

Conheça a cultura indígena que faz parte da história de descobrimento das Cataratas do Iguaçu

G Show https://gshow.globo.com/
27 de Jul de 2019

O Estúdio C deste sábado (27) contou a história do descobrimento das Cataratas do Iguaçu, curiosidades do Marco das Três Fronteiras, conheceu as lendas indígenas e, ainda, mostrou uma experiência única com os ritos e costumes dos índios Guaranis.

O princípio de tudo: por volta do ano de 1.500, na região em que conhecemos como Paraná, quem chegou aqui primeiro foram os espanhóis. Logo encontraram os verdadeiros donos das terras: os Guaranis, nome dado aos povos indígenas de diferentes etnias da América do Sul, provenientes da floresta amazônica.

Já em Foz do Iguaçu, na fronteira, os índios já viviam ali a mais de 2.500 anos. Foram eles que descobriram as famosas Cataratas.

Reza a lenda que antes o Rio Iguaçu era calmo e não tinha nenhuma catarata. Por lá, vivia uma tribo que louvava um deus em formato de serpente. Os índios dessa tribo ofereciam, para sacrifício, as virgens mais lindas da aldeia. Em certo momento, chegou a vez da índia Naipi, que era tão linda que até as águas do rio paravam quando ela se olhava no reflexo.

O guerreiro Tarobá, apaixonado por Naipi, fugiu com ela para protegê-la. Quando o deus serpente descobriu a fuga, ficou furioso e penetrou nas entranhas da terra, se contorcendo, de forma que causou uma enorme fenda. Seria essa fenda, as cataratas que conhecemos hoje.

Na lenda, Naipi e Tarobá nunca mais foram vistos.

Já o primeiro branco a descobrir as Cataratas do Iguaçu foi Alvaro Nunes Cabeza de Vaca, no ano de 1.542. A partir dessa descoberta, começaram a surgir as missões jesuíticas.

No famoso Marco das Três Fronteiras, em Foz, existe uma estrutura que é réplica da vila de ruínas dos jesuítas. O idealizador do projeto, Marcelo Moretti, conta:

"Nós tentamos chegar o mais próximo da vila original. Tanto que no projeto, visitamos as ruínas da Argentina, Paraguai, do Rio Grande do Sul..."
Além disso, a apresentadora Daiane Fardin vivenciou um momento pra lá de especial: o Forest Experience! É um encontro realizado na floresta do Parque das Aves com os Mbya-Guarani, habitantes da aldeia Jacy Porã, localizada do outro lado do Rio Iguaçu, na Argentina.

Neste encontro, os Guaranis realizam a cerimônia de boas-vindas, que envolve dança, comida e o cerimonial do tabaco. A experiência varia a cada noite, mas sempre começa com uma recepção em um espaço especialmente desenhado para proporcionar conforto e acolhimento aos visitantes.Neste espaço, pode se observar a beleza da mata ao redor e degustar algumas bebidas desenvolvidas para o evento (uma opção alcoólica e outra não alcoólica), assim como um aperitivo, tudo sempre baseado na cultura Guarani. Enquanto todos aproveitam a bebida e aperitivo, a anfitriã passa as informações necessárias de conduta durante a cerimônia.

Depois dessa pequena introdução, os turistas são convidados a se deslocar para o local onde o encontro com o povo Guarani vai acontecer, seguindo uma trilha na floresta até chegar a uma clareira.

"Foi algo muito diferenciado, não sei explicar, é uma energia tão pura e genuína. É de arrepiar mesmo, uma coisa diferente. Eu me senti muito bem. A gente sai dali respeitando ainda mais nossas origens e nossas raízes."
Incrível conhecer um pouco mais da história do nosso Paraná ❤️

https://gshow.globo.com/RPC/Estudio-C/Extras-Estudio-C/noticia/conheca-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.