VOLTAR

Concessão de usina devolvida por consórcio pode entrar em leilão previsto para dezembro

Valor Econômico, Brasil, p. A4
16 de Ago de 2013

Concessão de usina devolvida por consórcio pode entrar em leilão previsto para dezembro

Por Rodrigo Polito | Do Rio

O governo pretende leiloar ainda este ano o projeto da hidrelétrica de Itaocara, cuja concessão foi devolvida na última semana pelo consórcio formado pelas elétricas Light e Cemig. Segundo a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), a ideia é incluir a usina, de 145 MW e R$ 700 milhões, no segundo leilão A-5 (que negocia contratos para início de fornecimento em cinco anos), previsto para dezembro.
O objetivo do governo é turbinar o leilão do fim do ano, já que a principal aposta para a licitação, a hidrelétrica de São Manoel, de 700 MW, no rio Teles Pires, em Mato Grosso, ainda apresenta restrições no processo de licenciamento ambiental. O governo ainda estuda incluir no leilão usinas menores, como as três hidrelétricas do complexo do Parnaíba, entre o Piauí e o Maranhão, que somam 183 MW, e Ribeiro Gonçalves, de 133 MW, no Piauí.
A Light obteve a concessão de Itaocara, em 2001, sob o modelo regulatório anterior, mas o projeto nunca saiu do papel por falta de licença ambiental. A empresa, que tem 51% da hidrelétrica (os outros 49% são da Cemig), solicitou ao governo que o prazo de concessão da usina passasse a contar a partir da emissão da licença (concedida no fim de julho). O Ministério de Minas e Energia negou o pedido.
Segundo o presidente da Light, Paulo Roberto Pinto, a empresa vai disputar novamente o leilão de Itaocara. "A Light vai começar do zero e voltar a disputar isso com outros players e, quem sabe, nós retomamos isso no prazo e com condições de deixar o projeto em pé", disse o executivo.
Em situação semelhante está o projeto da usina de Santa Isabel, de 1.087 MW, no rio Araguaia, entre Tocantins e Pará. O consórcio formado pelas gigantes industriais Alcoa, Vale, Camargo Corrêa, BHP Billiton e Votorantim Cimentos, também devolveu a concessão na última semana.
O governo planeja incluir Santa Isabel nos futuros leilões de energia. Segundo a EPE, o projeto, porém, não deverá ser ofertado em 2013, porque ainda não possui a licença prévia.
De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), de 12 usinas que estão nessa situação, cinco já foram devolvidas para a União. Na última semana, a Associação Brasileira dos Investidores em Autoprodução de Energia (Abiape) obteve uma liminar na Justiça suspendendo o prazo para a devolução de quatro projetos desse grupo.

Valor Econômico, 16/08/2013, Brasil, p. A4

http://www.valor.com.br/brasil/3235466/concessao-de-usina-devolvida-por…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.