VOLTAR

Comunidade quilombola e governo negociam permanência em território na próxima terça

Bahia Notícias- http://www.bahianoticias.com.br
01 de Mai de 2014

A nova etapa de negociações para que a comunidade quilombola Rio dos Macacos permaneça na área onde funciona a base da Marinha em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador, será realizada na próxima terça-feira (6).

O Ministério Público Federal (MPF/BA) intermediará as discussões entre o Ministério da Defesa e a comunidade que apresentará uma avaliação sobre a proposta feita pelo governo no último dia 11 de março. Na ocasião, o representante da Secretaria Geral da Presidência da República, Fernando Matos, apresentou uma nova solução do Governo, que considera a cessão de 86 hectares dentro da atual área de Marinha para comunidade.

A principal mudança em relação à proposta anterior é a permanência da maior parte dos moradores onde atualmente residem, além da manutenção de áreas onde já cultivam, algo que ainda não havia sido contemplado. A última proposta também prevê a construção de uma estrada para que os quilombolas tenham acesso independente ao território, já que a utilização da portaria da Marinha tem gerado conflitos entre oficiais e quilombolas.

Caso um acordo seja firmado nesta reunião, a União deverá desistir das ações judiciais que já determinaram a remoção da comunidade do local.

http://www.bahianoticias.com.br/noticia/153887-comunidade-quilombola-e-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.