VOLTAR

Comunidade em Iguaracy (PE) é certificada como quilombola

Folha PE folhape.com.br
14 de Ago de 2017

Oito comunidades quilombolas em cinco estados do País foram certificadas pela Fundação Cultural Palmares (FCP), ligada ao Ministério da Cultura. Entre elas, a comunidade Queimadas dos Felipes, em Iguaracy, Pernambuco. Também foram contempladas as comunidades Sambaíba (Mirangaba/ BA), Lagoa do Curralinho (Serrinha/ BA), Canto da Capoeira (Vargem Grande/ MA), Corte (Minas/ MG) e Torres (Tracuateua/ PA), além de Brejo Seco (São Francisco/ BA) e Macapazinho (Castanhal/ PA).

Com a emissão da Certificação de Autodefinição de Comunidade Remanescente de Quilombo (veja lista), a FCP reconhece que a origem dessas populações a áreas, relacionadas a antigos quilombos. Assim, esses grupos passam a ter direitos e amparos legais estabelecidos pelos artigos no 215 e no 216 da Constituição Federal, que preveem defesa e valorização do patrimônio cultural brasileiro e a obrigação do poder público em promovê-lo e protegê-lo.

O certificado é o primeiro passo para a regularização de território, que possibilita o processo de titulação de território quilombola no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). As terras ocupadas por remanescentes das comunidades dos quilombos são aquelas utilizadas para a garantia de sua reprodução física, social, econômica e cultural.

http://www.folhape.com.br/noticias/noticias/cotidiano/2017/08/14/NWS,37…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.