VOLTAR

Comissão quer punição a tortura e morte de índios

Agência Senado - http://www12.senado.gov.br/
23 de Mai de 2013

A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) vai requerer ao Ministério da Justiça e ao Ministério Público medidas legais para que sejam punidos os responsáveis por violências contra povos indígenas cometidas por agentes do Estado e privados durante os anos 60. Essa foi uma das deliberações da audiência pública que debateu ontem o chamado

- Foi um dos capítulos mais trágicos e cruentos da nossa história, com episódios que fizeram o Estado brasileiro se assemelhar à temível máquina de extermínio nazista - ­comentou Randolfe Rodrigues (PSOL-AP).

Também serão cobradas providências para que seja possível reparar e indenizar as vítimas, além de medidas destinadas a assegurar a recuperação das terras originais tomadas dos grupos indígenas durante o período.

A realização atendeu requerimento de Randolfe e de Ana Rita (PT-ES), que é presidente da comissão. Os registros taquigráficos da audiência pública serão encaminhados para a Comissão Nacional da Verdade e ao Ministério da Justiça, como contribuição para o esclarecimento dos fatos.

http://www12.senado.gov.br/noticias/jornal/edicoes/2013/05/23/comissao-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.