VOLTAR

Comissão do Senado aprova alteração em projeto da Lei de Biossegurança

FSP, Ciência, p. A14
11 de Ago de 2004

Comissão do Senado aprova alteração em projeto da Lei de Biossegurança

O projeto da Lei de Biossegurança aprovado ontem pela Comissão de Educação do Senado, que altera o texto votado pela Câmara dos Deputados, desagradou aos ministérios de Meio Ambiente e Saúde. A comissão aprovou um requerimento de urgência que, se confirmado no plenário, dispensará a avaliação do texto em outras comissões.
O parecer do senador Osmar Dias (PDT-PR) retirou dos órgãos técnicos dos dois ministérios o poder de vetar a liberação comercial de um produto transgênico e estabeleceu que a CTNBio (Comissão Técnica Nacional de Biossegurança) pode autorizar o uso comercial desses organismos. A Folha apurou que o Ministério do Meio Ambiente considera essa parte do texto inconstitucional. Na versão anterior do projeto, o parecer da CTNBio era só consultivo.
Outra mudança polêmica foi a autorização do uso de células-tronco embrionárias. A proibição havia sido estabelecida na Câmara por pressão de grupos religiosos. A versão aprovada ontem sobre esse assunto foi uma emenda ao texto de Dias.
Segundo a versão final, fica autorizado o uso de embriões, produzidos por meio de fertilização in vitro, que não desenvolveram células em quantidade e qualidade suficientes para implantação. O texto de Dias liberava o uso de embriões que não foram usados para reprodução. (DA SUCURSAL DE BRASÍLIA)

FSP, 11/08/2004, Ciência, p. A14

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.